5 alimentos que são inimigos da sua saúde

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É agradável ao paladar e parece ser saudável, mas só parece. Existe uma categoria de produtos que parecem inofensivos, mas na verdade são tão processados ou têm ingredientes tão artificiais que acabam nos prejudicando silenciosamente. A partir de hoje, que tal ficar mais atento e procurar informações sobre tudo que vai para a sua mesa? Para te ajudar, vamos revelar cinco alimentos que fazem parte da sua alimentação e são grandes vilões da sua saúde:

1. Suco de frutas

Nem tudo que parece suco é suco. E muitos produtos são vendidos com esse nome, mas na verdade, são néctares ou refrescos. Para você entender: o néctar tem no mínimo 30% de polpa ou suco real da fruta, enquanto os refrescos podem ter apenas entre 0,02% e 29,9%. Mas para ser considerado suco, é necessário ter pelo menos 50% de polpa ou suco real da fruta. Apesar de os néctares serem melhores que os refrescos, ambos são pobres em nutrientes, fibras e vitaminas, perdidos no processamento térmico industrial. Sem falar que são ricos em açúcar, conservantes e corantes, ou seja, nada saudáveis. Troque-os pelo suco da fruta ou até mesmo pela própria fruta. É fácil e rápido, só precisa descascar.

2. Pão integral industrializado

Na verdade, grande parte desses pães é feita com farinha de trigo branca acrescida de farelos de cereais, o que não configura, nutricionalmente, como pães integrais de fato. Para se certificar de que eles são realmente integrais, verifique a lista de ingredientes: como eles são ordenados do que está presente em maior quantidade para o menor e verifique se a farinha integral aparece antes da refinada. Para substituir o pão integral fake, consuma pão realmente integral, feito com farinha integral ou centeio, que têm mais nutrientes, fibras, minerais e vitaminas, como as do complexo B.

3. Iogurte grego ou com espessantes

Um verdadeiro presente de grego. Sabe o porquê? Porque esse tipo de iogurte tem uma altíssima concentração de gordura, o que pode ser bem ruim para a sua saúde. Muitos iogurtes, gregos ou não, levam espessantes para ter a consistência necessária, o que adiciona bastante química à receita — já que esse aditivo normalmente é acompanhado por corantes e adoçantes. Que tal substituir o iogurte grego do Paraguai por iogurte natural batido com frutas no liquidificador?

4. Sorvete

Um inocente sorvetinho… Que mal há nisso, não é mesmo? Perfeito para os dias quentes (e para os frios também), o sorvete a que estamos acostumados é uma verdadeira fonte de gordura vegetal hidrogenada, mesmo aqueles de frutas. Esse tipo de gordura induz processos inflamatórios e se acumula no organismo em nível intracelular, que a longo prazo podem acarretar problemas como artrite, gordura no fígado, triglicérides e colesterol alto. Para não ficar só na vontade, substitua o sorvete comum por aqueles feitos com gordura animal (nata) ou sorbets (que têm apenas a fruta, água e açúcar). Mas não vale exagerar, certo?

5. Chocolate ao leite

Que o chocolate traz inúmeros benefícios, ninguém duvida. O queridinho da lista é rico em polifenóis, é antioxidante, termogênico, protege o coração e previne o diabetes. MAS, todas essas maravilhas são encontradas apenas nos chocolates com pelo menos 70% de cacau, caso contrário, estamos falando de chocolate ao leite, que é cheio de açúcar e pode prejudicar a saúde por baixar a imunidade e aumentar os processos inflamatórios. Quer uma alternativa saudável? Escolha chocolates com no mínimo 70% de cacau. Assim você não deixa de ser feliz e cuida do seu bem-estar ao mesmo tempo.