Colesterol alto: 5 opções de lanches saudáveis

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O acúmulo de gordura obstrui artérias e vasos e aumenta a pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração

Você sabia que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e doenças associadas a esse problema? Este é um número assustador, pois significa dizer que quase metade da população do país pode estar vulnerável ao infarto e ao AVC.

Quando descontrolado, o colesterol se deposita nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas, provocando o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Além disso, o acúmulo cada vez maior de gordura também obstrui as artérias e vasos, levando ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração.

Quantos transtornos, não é mesmo? Mas saiba que é possível reverter a situação com ajuda profissional e mudança de hábitos de vida. A prática de exercícios e a reeducação alimentar são essenciais para quem quer viver com mais saúde e afastar o fantasma do colesterol alto de uma vez por todas! Quer conhecer opções de lanches saudáveis para incluir no seu cardápio? O Hospital Jardim América te apresenta algumas opções:

Pipoca de panela

Achou que nossa lista tiraria de você o prazer de saborear esta unanimidade nacional? Nem pensar. A pipoca preparada na panela está liberada, desde que você não exagere na gordura e no sal. Vale lembrar que manteiga e açúcar estão proibidos, certo? Assim como as pipocas de microondas, ricas em gordura vegetal hidrogenada, um verdadeiro veneno para qualquer um, especialmente para indivíduos com taxas altas de colesterol.

Oleaginosas

Salada de frutas

Ótimas fontes de fibras, as frutas devem fazer parte da sua dieta todos os dias. Nada de complementos como leite condensado, açúcar e outras extravagâncias, você deve consumi-las in natura. Aposte naquelas que são ricas em fibras solúveis, como o morango, a uva, a cereja, a amora e a jabuticaba.

Iogurte

Mas não confunda iogurte com bebida láctea. Fique de olho no rótulo para não levar o produto errado para casa. O iogurte é rico em proteínas e cálcio, além de oferecer dois tipos de bactérias benéficas, Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus. Já a bebida láctea possui menor quantidade de bactérias benéficas e menor valor nutritivo, são mais líquidas e ricas em amido, frutas e corantes.

Chocolate amargo

Ótima pedida para o lanchinho da tarde ou da manhã, o chocolate amargo, isto é, com 70% ou mais de cacau, é rico em flavonoides, substâncias que atuam como antioxidantes, prevenindo ou retardando danos a células do corpo. Fique atento quanto à quantidade: cerca de 30 gramas por dia é o suficiente.

Mantenha distância dos seguintes alimentos:
– Embutidos: presunto, salame, salsicha, por exemplo;
– Queijos amarelos;
– Biscoitos industrializados;
– Salgados fritos e
– Carnes gordas

Seguindo estas dicas você consegue prevenir e até mesmo diminuir o colesterol alto. Mantenha-se ativo e viva com mais saúde!