Saúde da pele: 4 hábitos para evitar!

  • Curtidas0
  • Tempo de leitura

Você sabia que a pele é o maior órgão do ser humano? É ela quem reveste todo o nosso corpo e o protege contra as agressões externas. Atua como uma capa protetora contra a possível ação de fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e fatores ambientais, como o sol. Por isso, manter a saúde da pele em dia é essencial para o seu bem-estar, pois evita doenças e ainda promove a autoestima.

Conheça agora 4 hábitos que devem ser eliminados da sua rotina em nome de uma pele sempre saudável e bonita:

1. Dormir com maquiagem

Quem nunca chegou de uma festa completamente exausta e adiou a limpeza da maquiagem para o dia seguinte? Pois é, esse é um erro muito comum, mas que deve ser evitado. Sabe por quê? Porque os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. Isso, a médio prazo, fará com que a pele perca a viscosidade e o brilho, promovendo a oleosidade e o envelhecimento precoce. Sem falar que você poderá adquirir uma alergia por contato, inflamação na pele causada pelo contato direto com substâncias (entre elas a maquiagem) que podem ser irritantes e causar reação alérgica.
Não fique com preguiça de se cuidar: antes de dormir, remova a maquiagem e durma com a pele limpa e fresquinha!

2. Dormir mal

Dormir pouco faz mal e todo mundo sabe. Os efeitos desse hábito podem ser percebidos no humor e na pele. Isso acontece porque a falta de sono diminui o metabolismo, comprometendo o reparo e regeneração à noite. Quem dorme menos tem mais marcas de expressão, pode desenvolver manchas na pele e ter a elasticidade da cútis drasticamente comprometida.

3. Usar pouco protetor solar

Inclua, definitivamente, o uso do protetor solar na sua rotina. Mas, nada de usar o filtro apenas nos dias de sol. Ele deve ser lembrado também no inverno ou em dias encobertos,já que as nuvens não conseguem bloquear os raios do sol. A exposição solar sem fotoproteção agride a pele e leva a um dano cumulativo, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação, manchas, melasma e um aumento do risco de câncer de pele.

4. Fumar

O cigarro é muito prejudicial não apenas à saúde dos pulmões, mas também à saúde da sua pele. As substâncias tóxicas presentes no cigarro diminuem o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos. Como consequência, a pele perde o viço e a luminosidade, além de adquirir um tom amarelado. Portanto, elimine o vício da sua vida e invista no seu bem-estar!