Saúde do sono: Você é o quanto você dorme

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Desligue o computador, o celular, e comece a relaxar. Mas antes, conheça 8 dicas que vão ajudar você a afastar a insônia e ter a noite dos seus sonhos.

Isso significa que uma boa noite de sono faz toda a diferença no seu humor, nas suas interações com as pessoas e também na sua produtividade. Quer afastar de vez o fantasma da insônia, as noites mal dormidas e o azedume matinal? Conheça 8 dicas para dormir bem e viva mais feliz!

1. Descubra o seu ritmo

Quer dizer, descubra como o seu organismo funciona nos diferentes momentos do dia. Isso faz toda a diferença na hora de regular o sono. Por exemplo: se o seu rendimento é melhor à noite, você pode escolher dormir mais tarde e, também, acordar mais tarde. Mas, se você é uma pessoa de hábitos diurnos, prefira dormir mais cedo e acordar mais cedo.

2. Crie uma rotina para o seu sono

Crie horários para dormir e acordar e respeite-os sempre. Se você treinar seu organismo para dormir todos os dias às 22h, ele compreenderá que essa é a hora de ir para a cama e se preparará para isso.

3. Desligue o celular e a TV

Aparelhos eletrônicos, especialmente o celular, podem atrapalhar uma boa noite de descanso. A luz azul emitida pelos smartphones interfere na secreção do hormônio malatonina, que ajuda o corpo a pegar no sono. Evite-os por, pelo menos, uma hora antes de dormir.

4. Não fique rolando na cama

Tem dias que o corpo não consegue relaxar. Nessas horas, não adianta ficar rolando de um lado para o outro na cama, pois isso só aumenta a ansiedade e afasta o sono. Levante-se e faça alguma atividade para distrair o cérebro. Ler um livro, por exemplo, é uma ótima ideia.

5. Pratique exercícios físicos

Além dos inúmeros benefícios para a nossa saúde, a prática de exercícios ainda faz toda a diferença para uma boa noite de sono. Sabe por quê? Porque se exercitar ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, tantas vezes responsáveis por levar o nosso sono embora.

6. Evite alimentos pesados à noite

Não force seu organismo a fazer uma digestão complexa justamente na hora em que ele deveria descansar. Acredite, ele não está preparado! Alimente-se, no máximo, até três ou quatro horas antes de deitar. Assim, você evita o desconforto e até mesmo, em casos mais graves, o refluxo.

7. Desacelere a mente

Tente esquecer as preocupações, os boletos para pagar, os problemas na escola do seu filho e tantos outros problemas que aceleram seu pensamento e sobrecarregam seu cérebro de informações. Pelo bem da sua noite de sono, tente relaxar. Dormir revigora e nos dá mais ânimo para enfrentar as dificuldades.

8. Fique confortável

Tome um banho quente, vista uma roupa confortável e beba um chá de camomila ou erva doce (nada de café, hein?). Dê sinais para o seu corpo de que é hora de descansar. Assim, ele vai entrando em estado de repouso e fica muito mais fácil dormir bem a noite toda.

Crie hábitos saudáveis! Para uma vida mais feliz, durma bem!