Vitamina C: quais são os benefícios e onde encontrá-la

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Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.

Todo mundo sabe que a vitamina C é uma maravilha da natureza e pode ser encontrada em diferentes fontes. Entretanto, você já parou para pensar que imediatamente associamos o nutriente à laranja? Sim, são quase sinônimos! Pois saiba que existem muitas outras frutas que são ricas nessa proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e vasos sanguíneos. Além disso, ela ajuda a prevenir a anemia ferropriva e é um poderoso antioxidante que protege as moléculas do organismo. Ou seja: só nos faz bem!

Quer saber quais são as frutas com maior concentração de vitamina C? Veja a nossa lista:

Morango

O morango é considerado uma das frutas mais saudáveis. É pouco calórica e rica em vitamina A e C e manganês, compostos fenólicos, possui alguns antioxidantes e ácidos importantes, por isso é considerado um excelente anti-inflamatório. Também contém o ácido elágico, que evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B. Indicado o consumo de seis unidades por dia, equivalente à 63,6 mg de vitamina C.

Kiwi

O kiwi é cada vez mais citado como um grande aliado para a nossa saúde. Além de saborosa, a fruta é nutritiva, rica em vitaminas, minerais, nutrientes, principalmente fibras, e compostos bioativos. Possui alto teor de vitamina C, além de outros fitoquímicos, incluindo carotenóides, luteína e compostos fenólicos, com alta característica antioxidante. Muito recomendada para o tratamento de osteoartrites e artroses, quando associada com vitamina D. Indicado comer uma unidade por dia, que possui 70,8 mg de vitamina C.

Manga

A manga pode ser consumida em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos, contudo, não é a fruta mais indicada para diabéticos por ser muito doce. É fonte de fitoquímicos, dentre os quais se destacam os carotenoides e a vitamina C, também é rica em vitamina A, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio. É rica em fibras, que dão saciedade. A pectina é uma fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol. Indica-se consumir 100 g por dia, equivalente a 65,5 mg de vitamina C.

Goiaba

Fruta muito nutritiva, a goiaba possui um sabor doce e azedinho e pode ser encontrada em 4 tipos: as mais conhecidas são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas. Possui grande fonte de vitamina C, A, e B, além de bons teores de fósforo, ferro e cálcio. É benéfica na redução do colesterol e da pressão, por ser rica em licopeno e em fibras. O sabor e o valor nutritivo podem flutuar de acordo com o tipo. Recomenda-se o consumo de uma goiaba branca (99,2 mg de vitamina C). Para quem prefere a vermelha, uma unidade possui 80,6 mg da vitamina.

Mamão

O mamão é uma fruta extremamente nutritiva, pois possui mais de 80% de água em sua composição e é capaz de proporcionar benefícios para o corpo inteiro. É fonte de nutrientes como vitamina C, provitamina A e fibra, além de possuir grandes quantidade de fósforo, sódio, cálcio, ferro e potássio. Possui também betacarotenos, papaína e carpaína, sendo que o consumo dessas substâncias traz diversos benefícios para a saúde. Recomenda-se o consumo diário de cerca de meia unidade equivalente à 82,2 mg de vitamina C.

Acerola

A acerola é uma fruta que pode ser usada como planta medicinal devido à alta concentração de vitamina C. É a segunda fruta com maior concentração de vitamina C ( só perde para o camu-camu, fruto originário das regiões alagadiças da Amazônia chamadas de igapós). Contém vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. É muito versátil e pode ser consumida, por exemplo, in natura, por meio de sucos e em várias outras preparações. Indicado consumir três unidades diariamente, equivalente a 1129,6 mg de vitamina C.